quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bullying, Violência ou Moda?


Violência ou Moda?


As práticas de violências, como agressões físicas e verbais tem sido frequentes nas escolas sem qualquer razão ou motivo aparente.
Não me digam que estas agressões são brincadeiras!! O que acham de te humilharem, porque você é mais gordinho, mais baixinha, ou porque tem sotaque diferente?
Então, porque muitos de nós ficamos de braços cruzados, quando percebemos que nossas crianças estão humilhando a outras? O bullyng tem intimidado crianças e adolescentes, e muitos já não querem ir à escola, e não querem sair de casa, por vergonha ou por medo.

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva. O termo bullyng tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Será que o bullying virou moda a ponto de as pessoas fecharem os olhos e não perceberem que o que está acontecendo é grave e precisa de uma solução por parte da família, escola e sociedade?

É necessário que ações imediatas sejam tomadas, para banir esta prática de nosso meio. Não é aceitável que estas humilhações e ameças continuem acontecendo em nosso meio.




Paremos para pensar: Crianças humilhadas e mal tratadas tem mais chance de tornarem-se pessoas violentas, tratando as outras pessoas com a mesma dureza que era tratado.
É importante lembrar, que o bullying não deve ser justificativa para atos criminosos como é o caso do assassino de realengo, que fala a todo o momento o quanto foi humilhado quando era adolescente.

Este assunto tem sido comentado em todo o mundo, e é matéria de todo o tipo de jornal. Esta e uma preocupação mundial, e que deve ser tratada como tal.

Vamos começar por nós, em nossas casas, com as nossas crianças, ensinando-as que o melhor é ter amigos, e tratá-los com respeito independente das diferenças. E o que seria do branco sem o preto, ou das mãos sem os dedos? Todos são importantes, e merecem ser respeitados.

Para os interessados no assunto, vou deixar o site do revista escola.
Lá você encontrará várias matérias sobre este assunto.
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-preciso-levar-serio-431385.shtml

Um comentário:

  1. Muito bom este post, finalmente as pessoas estão acordando.
    Muito sofri com o tal do buling na escola, por ser magrinho, me apelidavam, e riam de mim, mas estou aqui, superei. O magrinho deu a volta por cima, cresceu e graças a Deus hoje é feliz. sem traumas. Felicidades.

    ResponderExcluir

Uma homenagem às Mães

Hoje é um dia de festa, uma comemoração ao dia das mães. Embora saibamos, que todos os dias devemos prestar homenagens às mães, esta data ...